Blog Newsletter Scrappiness 4 You Digital Scrapbook Blog Design About Me Facebook Twitter Pinterest Contact

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Eat & Fit ♥ Vamos nos movimentar?

Mais um ano chegou e com ele a eterna resolução de perder peso. Ok, confesso, todo ano é a mesma coisa, eu sempre tento e nunca consigo. E é por isso que esse ano vou tentar uma nova abordagem, algo diferente do que eu faço sempre. Porque se você fizer sempre a mesma coisa, vai conseguir os mesmos resultados. Como os resultados que venho obtendo não são nada satisfatórios, vou fazer algo completamente novo. E aí, vem comigo?
A primeira coisa que percebi ao longo dos últimos anos trabalhando como empreendedora no mundo do scrapbook e manualidades foi que dificilmente receitas prontas funcionam pra mim. Já li inúmeros artigos onde o autor escreve algo muito parecido a uma receita de bolo, faça isso, isso e depois aquilo que você vai chegar "lá". Não concordo, e a razão é simples: tudo o que vem de fora pra dentro dificilmente vai criar raízes e fazer a diferença.

O segredo está em olhar pra dentro primeiro e depois moldar o lado de fora. Esse é o modo mais coerente de fazer as coisas funcionarem. Simplesmente porque cada pessoa é diferente e utiliza caminhos diferentes pra chegar ao mesmo objetivo. Essa é a prática que eu ensino no meu curso de Empreendedorismo Craft e é isso que eu vou começar a aplicar na minha “vida saudável” que eu quero começar a cultivar daqui pra frente. e você pode fazer o mesmo, acredite!

1 – Quem eu sou?
Confesso, sou preguiçosa. Adoro dormir, adoro ficar deitada no sofá vendo um bom filme, adoro andar de carro. Detesto academia, sempre me matriculo na maior empolgação e isso dura no máximo algumas semanas. Porque chove, porque o dedão do pé tá doendo, porque tem que arrumar a casa… Sempre invento uma desculpa pra não ir. E com isso o sedentarismo toma conta. Também não sou muito adepta a uma alimentação saudável. Adoro biscoito recheado e pizza, mas confesso que algumas saladas me chamam a atenção. Mas só algumas, porque legumes e verduras não me empolgam na sua maioria. Ou seja, difícil falar de dieta comigo.

2 – Qual é a minha meta?
Em 2014 engordei uns 8 quilos em 5 meses, na época em que estava prestando concurso para outro cargo no meu trabalho. Fiquei em segundo lugar e só tinha uma vaga. Mas tudo bem, porque ano passado mudei de departamento e parece que me encontrei. Daí aquela máxima, não há mal que pra bem não venha. E que bem!! Mas apesar de me sentir realizada e completa no trabalho, o fato é que os quilos ficaram e hoje estou 10 quilos acima do meu peso “de sempre”. Então minha meta é perder 10 quilos.

3 – Qual é minha estratégia?
Três pontos básicos: preciso me movimentar regularmente, preciso comer melhor e quero fazer tudo isso com prazer! Esse pra mim é o ponto principal, fazer com vontade, sem aquela pressão, sem aquela obrigação. Então qual é o plano? Encontrar atividades físicas que me agradam e praticá-las com mais frequência. Substituir os alimentos que eu sei que não me fazem bem por outros mais saudáveis e ainda assim saborosos.

Adoro nadar, ano passado estava fazendo treinos de 2000m por dia e cheguei a me inscrever na etapa aquática do Rei e Rainha do Mar, mas não fui porque passei um mês inteiro com torcicolo e precisei parar de treinar. Há uns meses decidi pintar meu cabelo de branco (ok, louro acinzentado para os mais criteriosos), então voltar a nadar não é a melhor opção, porque ou o meu cabelo vai ficar laranja por causa do cloro, ou vai cair de tão ressecado. Gosto de caminhar e andar de bicicleta, principalmente na praia, mas não curto mais ficar exposta ao sol. Então praia só se for no fim do dia. Outras opções noturnas são as pracinhas e o Maracanã, que fica lotado de gente à noite e com muita segurança. 

Também redescobri o skate com meus filhos há alguns meses e confesso que voltei 25 anos no tempo. Ainda sei bater e sair do lugar!! \õ/ E gosto de patinar! Tenho um quad de quase 20 anos empoeirado e com o freio quebrado de tão ressecado que ficou, mas ainda dá pra usar na boa e fazer algumas manobras de antigamente.

4 – Qual é o plano?
De todas as opções, escolhi patinar. Porque depois de nadar é o que eu mais gosto de fazer. E o exercício é pesado, já sinto o corpo dolorido cada vez que volto pra casa. Resolvi comprar um patins inline porque o quad é muito limitado para os pisos da rua. Não faço nem a metade das coisas com o inline que eu faço com o quad, mas tudo é questão de prática e eu estou disposta a aprender. Com rotina e dedicação.

 


Na alimentação, vou cortar o que não é bom pra mim. Mas nada vai me impedir de comer uma pizza de vez em quando, tomar milk shake de ovomaltine ou dividir um pacote de biscoito recheado com as crianças. Vou evitar, sim, mas não vou eliminar por completo. Também não vou contar calorias, eita coisa mais chata e frustrante! Vou comer o que gosto, de maneira equilibrada, tentando substituir os alimentos processados por outros mais saudáveis. Nada de rigor, nada de pressão. Meu esforço ficará refletido na balança a cada 10 dias e isso vai ser o meu norte. Sei que só depende de mim.

E você, o que vai fazer pra ter uma vida mais saudável em 2016?
Siga o painel do Pinterest “Eat & Fit” e dá uma olhada na quantidade de ideias legais pra se exercitar e comer bem.

Nenhum comentário: