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sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Artesão Empreendedor #9 - Feedback dos Clientes

Na última postagem sobre empreendedorismo, a Madalena, do Biscuit da Madá, me perguntou como fazer para ter um feedback de seus clientes sobre a sua compra: se a mercadoria chegou, se estava em bom estado e o mais importante, saber se o cliente gostou do produto que recebeu. Afinal, como obter essas respostas sem incomodar o cliente?

Continua....

Gostou? Leia esse e outros artigos na Biblioteca da Scrappiness Designs.
 
http://eepurl.com/b1OVmL

 

Artesão Empreendedor # 8 - Repensando seu negócio craft
Artesão Empreendedor # 7 - Não deixe a peteca cair quando as vendas caem
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Artesão Empreendedor # 3 - Conteúdo
Artesão Empreendedor # 2 - Por onde começar (e continuar)
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4 comentários:

Cynthia disse...

Oi, Vanessa!

Adorei sua sugestão!

Aconteceu recentemente comigo uma situação dessa. Verifiquei pelo rastreamento que o pedido havia sido entregue e esperei uns cinco dias. Como ele não se manifestou (homens são mais difíceis de falar espontaneamente), mandei um e-mail perguntando se a encomenda havia chegado direitinho e se ele tinha alguma reclamação ou sugestão a fazer para que o serviço pudesse melhorar. Ele me mandou um feedback bem bacana. Elogiou algumas medidas sustentáveis para embalagem que eu faço, mas criticou alguns pontos de maneira superconstrutiva e eu adorei! Serviu pra que eu ficasse mais alerta nesses pontos.

Às vezes minhas amigas ficam elogiando meu trabalho e eu faço cara de "tá, mas e os defeitos?". Elas riem, mas eu falo, elogios são legais, mas o que me interessam são as críticas, afinal, como melhorar se a gente ainda não enxergou o defeito?

Claro que muita gente pode criticar coisas que não são defeitos, apenas gosto pessoal. Mas aí cabe a vc filtrar as críticas que farão melhorar a qualidade do seu produto daquelas que só vão modificar a estética.

Nossa, escrevi um livro! rsrs

Adorei a matéria!

Beijo.

{ Scrappiness } disse...

Oi Cynthia! Mas é isso mesmo, às vezes passa batido dar esse retorno e o cliente nem faz por mal, esquece, não tem tempo, n motivos... Mas basta você dar um empurrãozinho pra que ele venha com sugestões que muitas vezes fazem toda a diferença!!

Que isso, adorei você ter deixado suas impressões, obrigada!!
Beijocas e bom fim de semana!!

Maria Madalena (Madá) disse...

OI, adorei o post já estava com saudades, e tenha certeza que me ajudou muito as suas dicas. Nada como alguém de fora para nos dar uma direção certa. Beijos e um ótimo fim de semana.

M de Maria Ateliê disse...

Oi Vanessa!
Adorei o post!
:)
Eu costumo fazer assim mesmo...
Envio o código de rastreamento e um recadinho junto.
O retorno é super importante, é com as críticas que vamos melhorando, como a Cynthia disse!
bjs, ótimo finde!