Blog Newsletter Scrappiness 4 You Digital Scrapbook Blog Design About Me Facebook Twitter Pinterest Contact

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Técnicas de Scrap # 7 - Scrap Híbrido

Nossa, que saudades dos posts de scrap!! Mas eu não podia deixar de falar sobre um assunto pelo qual me apaixono cada dia mais, que é o scrap híbrido. Muita gente se assusta e vem me perguntar "O que é isso de híbrido??" 

Bem, imagino que vocês já tenham ouvido falar de scrap digital, onde em vez de papéis e adereços "físicos", todos os elementos são "virtuais". E da mesma forma que vamos nas lojas e compramos nosso material pela internet, existem lojas virtuais especializadas em scrap digital, como podem ser o Armazém Criativo e a DigiScrappersBrasil, por citar algumas (e agora - a partir de agosto de 2012, a Scrappiness Designs!!) Nelas você encontra diversos kits, que funcionam que nem as coleções "reais": papéis lisos, decorados, vários elementos combinando e que giram em torno de um tema central. E em vez de marcas, tais como American Crafts, Making Memories e Prima, temos as designers, que são as pessoas que criam esses kits fabulosos!!


O scrap híbrido, então, nada mais é do que usar esses kits digitais no scrap nosso de cada dia. Ou seja, imprimir os elementos no tamanho exato em que vamos usá-los e deixar rolar a criatividade!!

*** E se você quiser saber mais sobre o scrap digital, não deixe de ler esse post aqui do blog publicado em 1º de fevereiro de 2013. Além de um passo-a-passo ensinando como fazer, tem instruções de como baixar freebies (elementos digitais gratuitos) pra você começar a usar agora mesmo e se apaixonar!! ***

Quem acompanha o blog sabe que recentemente fiz parte do time híbrido do Armazém Criativo e agora estou no CT da Sugary Fancy, também trabalhando com híbrido. Hoje a Ana Nogueira, que está por trás do sucesso da Sugary Fancy, está lançando um novo kit chamado "So Tweet", já disponível na loja dela e com super desconto até domingo, dia 27. Aproveitando o lançamento e para participar do movimento #sextacriativa do Assim, sim!, preparei um passo-a-passo pra mostrar pra vocês como é trabalhar com híbrido.

http://scrappinessdesigns.us5.list-manage1.com/subscribe?u=5cc262594c6044ae1d2956899&id=49f91bd579

A primeira coisa é idealizar o que vamos fazer, porque precisamos imprimir os elementos no tamanho certo pra que não fique nada muito pequeno nem muito grande. Minha idéia foi fazer um mini-álbum de envelopes, tipo sanfona, com espaço pra guardar pequenas notas aproveitando cada "página". Para isso, separei seis envelopes de cores diferentes, mas isso fica a critério de cada um. Lembrem-se apenas de escolher as cores dos envelopes de acordo com as cores dos elementos do kit!

Depois, é só tirar medidas, olhar bem para todos os elementos e imaginar o quê vai aonde, porque esse é o passo mais importante: redimensionar os elementos e colocá-los em uma única página para impressão. Para isso é necessário usar um programa de edição de imagens. Eu trabalho com o Photoshop, mas existem muitos outros e a escolha do programa é algo muito pessoal. Salvo o arquivo em formato JPG (foto), depois imprimo e recorto.

Agora vamos montar o mini-álbum. Para isso, basta colar a aba de um envelope no corpo do seguinte, deixando a aba do segundo envelope para o lado contrário da aba do primeiro (uma pra cima e a outra pra baixo), dessa forma:

E agora a parte mais legal: decorar!!

Algumas dicas:

Printables: Se você achou isso de montar os elementos na página algo um pouco complicado, você vai adorar saber que existem páginas já prontas para impressão, os printables!! A Scrappiness já tem na lojinha printables de Natal: uma página no tamanho A4 com tags pra você colocar nos seus presentes, prontinha pra você imprimir quantas vezes quiser!! Olha que fofo....

Impressão: Para imprimir em casa você pode escolher o tipo e a cor de papel que preferir, desde que a gramatura não ultrapasse 220g, pois é o máximo que as impressoras caseiras suportam. Eu particularmente gosto de trabalhar com papel 180g quando estou imprimindo em casa, e uso muito o Filipaper (Vergê ou Diplomata) e o Canson. Já na gráfica, peço sempre o tamanho A3 (que corresponde a dois A4) no papel couchê 230g. É um pouco ruim pra recortar detalhes, porque é mais grosso, mas os elementos ficam mais firmes.

Newsletter: Gostou do tutorial? A Scrappiness Designs tem sempre algo legal pra te ensinar, seja no mundo do artesanato ou dos pequenos negócios craft. Pra não perder nenhum detalhe, receba em seu e-mail as novidades!

http://scrappinessdesigns.us5.list-manage1.com/subscribe?u=5cc262594c6044ae1d2956899&id=49f91bd579

Gente, é isso. Espero que vocês tenham gostado do post e quem quiser ganhar esse printable de Natal, é só deixar um recadinho aqui até domingo dia 27. Segunda mando por e-mail, ok??

Beijos mil!!

13 comentários:

Maria Celia disse...

Vanessa!
Adorei! Vou fazer tb e obrigada por compartilhar.
bjs
Maria Celia

Fabi disse...

Oie... Amei a idéia do mini com envelopes... Quanta criatividade! Cada vez me surpreendo mais e mais com as maravilhas do mundo do scrap. Acho um máximo essa técnica do scrap híbrido... Agora só preciso de coragem,e entrar de cabeça...rsrs... Será que eu consigo ganhar este mimo?! Espero que sim...rsrs... Bjinhus e Parabéns! Obrigada por compartilhar as idéias! ;)

Mãe da Marcella disse...

Oi Vanessa... li tudo... Nem sabia que essa técnica tinha um nome especial... Adorei seu texto, muito claro e vc escreve muito bem!!!
Mais uma vez seus trabalhos são lindos!!!
Beijos,
Denise

Rosana Garcia Hess disse...

querida adorei as dicas...tenho vários arquivos salvo no computer mas nunca imprimi nenhum :)

obrigada
kisses
Rosana

Julia Sáddi disse...

Adorei! Obrigada por compartilhar!
Beijinho, Julia Sáddi

Julia Sáddi disse...

Adorei! Obrigada por compartilhar!
Beijinho, Julia Sáddi

Edilza Teixeira disse...

Nossa Vanessa eu amei a ideia, ela faz parte de um desafio???

Beijos e tenha dias abençoados.

Maristela Rodrigues disse...

Adorei as dicas,tenho alguns kits digitais,mas nunca fiz nenhum híbrido. Adorei !!! Vou tentar fazer um hoje mesmo.
Bjs

Leentje disse...

Muito boa as dicas Vanessa!
muito práticas!
Amei!

Didi disse...

Todo dia aprendo uma coisa nova.
Adorei!

arquitetando disse...

Adorei saber mais sobre a técnica...

Sarah Signer Prado disse...

Vanessa, adorei o post, e o passo a passo ficou incrível. Tenho apenas uma dúvida, tenho apenas a impressora jato de tinta e geralmente imprimo em papel vergé de 180g, mas fica muito opaco e sem graça. Será que é a marca do papel? Qual seria o melhor papel para usar na minha impressora? Desde já agradeço, muito obrigada.

{ Scrappiness } disse...

Oi Sarah!
Obrigada pelos elogios, é sempre bom poder ajudar!

Acho que a questão da impressão é simplesmente a escolha do papel. O vergê cortuma ter textura, é poroso e isso faz com que absorva mais a tinta e a cor fique mais "opaca". Tenta imprimir em um papel liso, como o casca de ovo. Acho que a marca não importa muito, o importante é escolher um papel que tenha pouca porosidade, não seja tão macio, mas sim liso.

Por certo, já conhece o novo blog?? Não deixa de passar lá e acompanhar as novidades (tudo o que tem aqui já está lá!)

http://scrappinessdesigns.com.br/blog/

Um beijo!!
Vanessa